Thursday, April 07, 2005

O Papa II

E depois desta conversa toda, vamos a ver o que realmente me incomoda.

Daqui a uns parcos dias avanço um ano no bilhete de identidade.

(Alô, alô, ATT, Yo, pai, mãe, manas... Se estava esquecido, anotem aí. Ao menos o tradicional bolo de aniversário Dan Cake mereço, não?! Podem usar as velas recicladas. Estão na 3ª gaveta a contar de cima da banca da cozinha.)

E um destes dias cogitava, algo agitada, sentada na melhor retrete do mundo, que é sempre a nossa,

(agitada porque como a tampa azul desse higiénico trono está semi-desatarraxada

- mais um daqueles percalços a clamar uma rápida e com certeza básica intervenção de bricolage, que terá que esperar por um fortuito "affair" ou quiçá uma providencial visita do progenitor em dia de excepcional bom-humor -
acabamos por sofrer pequenos desequilíbrios e oscilações a meio do esforço abdominal)

quando me atingiu, qual relâmpago, qual clássico cofre a esmagar o desenho animado, o verdadeiro peso da minha idade.

Criaturas que partilhais da mesma atmosfera e sofreis com a mesma sucessão de incompetentóides no governo - em debate, desde o 25 de Abril, sobre o problema da produtividade em Portugal, - eis o que estas parcas 25-a-caminhar-para-as 26 primaveras, já viveram:

  • o século passado (só isto é o suficiente para me identificar com público-alvo dos anúncios de anti-rugas);

  • mudança de divisa nacional (e ao que parece, aos 80 ainda me perguntarei quanto é que €256 168 752 124 são em escudos);A propósito, se porventura algum dos leitores souber o valor sem recorrer a máquina calculadora científica, por favor peça-me em casamento. (Casamentos lésbicos também se consideram. Já não estou com meias medidas. É só uma questão de ultrapassar a repulsa pela língua holandesa e devo aguentar o tempo da cerimónia.)

  • a queda das Twin Towers; Sou do tempo da eleição do Presidente incontestavelmente mais mentecapto
    mentecapto - do Lat. mente captu, tomado no entendimento, adj. fraco de espírito;
    falto de siso, de entendimento; néscio; alienado; louco; idiota.
    da História da Humanidade (nem em ficção se criaria uma personagem assim. Lá nisso dou-lhe crédito). Refiro-me, claro, ao cavalheiro com nome de planta de caule lenhoso com ramos a partir da base; com nome de sarça; com nome de vergôntea.

  • do Tsunami.

  • "last, but not least", do Papa João Paulo II.

E quando, numa tarde de Verão, filhos, netos, sobrinhos, - um mínimo de 3 gerações - estiver sentada à volta da mesa, a enfardar o bandulho de comidinha com deliciosos níveis de colesterol e

entre gritos de "Largue o chocolate, avó!", que aviso já - por uma questão de coerência com o presente - ignorarei com esta teimosia que dá mostras de não ir a lado nenhum,

me perguntar

"...e como é que foi quando o Papa morreu, 'vó?" (isto em português ou grego, mas poupo-vos para já à versão bilingue, que nem encontro os caracteres, nem me apetece transliterar)

responderei, para consternação geral:

"...Olha, nem sei... passei o tempo todo a mudar de canal."

E é assim que, com tantos anos ainda pela frente, tenho que aturar a ideia de ser a avó mais impopular do mundo, porque a estúpida da RTP1 e amiguinhos da privada não sabem ser comedidos na informação!